Escola do Parlamento de Santana de Parnaíba promove palestra sobre Autismo | Câmara de Santana de Parnaíba

Publicado em 24/05/2023

Escola do Parlamento de Santana de Parnaíba promove palestra sobre Autismo

Psicóloga falou sobre os níveis do transtorno e as formas de tratamento

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba e da Escola do Parlamento, a psicóloga Ester Moura ministrou, de forma clara e objetiva, a palestra: “Falando sobre o autismo: O que é? Tratamento e direitos”. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 24, no plenário da Casa de Leis parnaibana e contou com a presença de educadores, psicólogos, assistentes sociais, membros do Conselho Tutelar municipal, além de profissionais da área da saúde e público em geral. Também assistiram presencialmente a palestra, os vereadores: Enfermeira Nelci, Gabriel Oliani, Gino Mariano e Josildo Ribeiro.

A psicóloga abordou os diversos graus e tipos de autismo e suas formas de identificação, causas e tratamentos. Segundo ainda a psicóloga, 80% das crianças identificadas com autismo, têm cargas genéticas herdadas, enquanto outras 20% pode ter como causa a mutação genética. Existem muitos fatores que podem classificar o autismo, porém é uma patologia ainda em estudos e pesquisas. A palestrante chama a atenção para o fato de que só psiquiatras ou neurologistas são competentes para diagnosticar o TEA – Transtorno de Espectro Autista. Segundo ela, pelo menos dois de três critérios podem identificar o TEA: estereotipias locais e motoras; adesão inflexível a rotinas e objetos e alterações sensoriais. É de extrema importância identificar o TEA e seu nível, o quanto antes, para um tratamento adequado e mais efetivo.

Ester Moura é psicóloga, graduada em psicologia pela Unip - Universidade Paulista, unidade Alphaville; pós-graduada em neuropsicologia, também em ABA - Applied Behavior Analysis (análise de comportamento aplicado no tratamento de autismo) e estratégia naturalista.

O evento, que faz parte do ciclo de palestras da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba teve transmissão ao vivo pelo site da entidade (https://www.camarasantanadeparnaiba.sp.gov.br) e pode ser conferido no canal do Youtube da Casa também (https://www.youtube.com/watch?v=-fd_xcBdC5E).