Câmara Municipal aprova PL que beneficiará mais profissionais da linha de frente do combate à pandemia | Câmara de Santana de Parnaíba

Notícias

Home / Notícias

Publicado em 26/03/2021

Câmara Municipal aprova PL que beneficiará mais profissionais da linha de frente do combate à pandemia

O PL nº 133/2021, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado durante as duas Sessões Extraordinárias realizadas nesta sexta-feira (26/03).


A Câmara de Santana de Parnaíba promoveu, na manhã de sexta-feira (26/03), duas Sessões Extraordinárias On-line. A presidente da Câmara Municipal, Sabrina Colela (Avante), conduziu as sessões, no Plenário Antonio Branco, enquanto os demais parlamentares participaram de forma virtual. Na ocasião, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 133/2021, de 24/03/2021, de autoria do Poder Executivo, que estende a gratificação para mais profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, no município de Santana de Parnaíba.

O Projeto de Lei nº 133/2021, de 24/03/2021, aprovado em primeira e em segunda discussão, com quórum de maioria absoluta, durante a 2ª e a 3ª Sessão Extraordinária On-line, dispõe sobre a criação de gratificação extraordinária de combate à Covid-19, a ser paga mensalmente, pelo período de três meses, aos fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, cirurgiões dentistas, agentes de alimentação, auxiliares de farmácia e motoristas de ambulância atuantes no Hospital e Maternidade Santa Ana, Pronto-Socorro Infantil, UPA Fazendinha, Centro de Combate ao Coronavírus Fernão Dias, e para os servidores públicos atuantes no Cemitério e no Velório Municipal, estando, portanto, expostos à contaminação pelo coronavírus, no combate à pandemia no município de Santana de Parnaíba.

O valor mensal da gratificação será de R$ 700,00, para fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos e cirurgiões dentistas; e R$ 300,00, para agentes de alimentação, auxiliares de farmácia, motoristas de ambulância e servidores públicos atuantes no Cemitério e no Velório Municipal.

Na terça-feira (23/03), durante a 1ª Sessão Extraordinária, os parlamentares aprovaram o PL nº 132/2021, de 22/03/2021, também de autoria do Poder Executivo, que institui a criação de gratificação extraordinária de combate à Covid-19, a ser paga aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na Rede Municipal de Saúde, com atendimento direto aos munícipes nas Unidades de Saúde.

Mais informações

As sessões Ordinárias e Extraordinárias on-line atendem ao Ato da Presidência Nº 010/2021, assinado pela presidente Sabrina Colela, em 11 de março, que prorroga a suspensão do atendimento e dos serviços legislativos e administrativos presenciais até 30 de março de 2021. Uma decisão que levou em consideração as restrições anunciadas pelo governador João Doria (PSDB), em 11 de março, determinando todo o Estado em fase vermelha até 30 de março, também indicada como fase emergencial, no Plano São Paulo de combate à pandemia.

Conforme o Ato da Presidência fica suspenso o atendimento presencial e os serviços legislativos e administrativos presenciais da Câmara Municipal nestes dias, sendo que poderá ser prorrogado ou antecipado o retorno às atividades.

Os diretores dos departamentos e as respectivas chefias adotarão, imediatamente, planos de trabalhos para execução das atividades, por meio virtual, telefônico, escritório remoto, home office, ou qualquer outro modelo não presencial, por todos os servidores públicos cujas atribuições possam ser exercidas dessa forma.

A execução do teletrabalho, medida anunciada pelo Governo do Estado que passa a ser obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais incluem os órgãos públicos como a Câmara Municipal, será incentivada no Legislativo parnaibano que consistirá no desenvolvimento das tarefas habituais e rotineiras desenvolvidas pelo servidor público, quando passíveis de serem realizadas de forma não presencial, ou de cumprimento de plano de trabalho ou tarefas específicas, de mensuração objetiva, compatíveis com as atribuições do cargo ocupado pelo servidor público, de sua unidade de lotação e com o regime não presencial.

Cumprirão presencialmente a jornada apenas a Diretoria-Geral, o Departamento de Recursos Humanos, o Departamento Financeiro, o Departamento de Suprimentos e a Procuradoria Jurídica.

Em caso da necessidade de realização de Sessão Plenária, e comprovada urgência, os parlamentares serão convocados, excepcionalmente, por telefone ou por e-mail, com antecedência mínima de 24 horas.

O Departamento Legislativo será convocado da mesma forma, ficando seu diretor e chefia responsáveis pela tramitação do Projeto, colocando-o em termos para votação pelo Plenário, bem como pela convocação do pessoal estritamente necessário ao bom andamento da sessão realizada on-line.

Vale ressaltar que no Ato da Presidência Nº 008/2021, assinado em 3 de março, pela presidente da Câmara Municipal, Sabrina Colela, o período de restrição era de 8 a 19 de março. Com este Ato da Presidência Nº 010/2021, a prorrogação vai até 30 de março, formalizando os procedimentos e regras de prevenção à infecção e propagação ao Covid-19.

Para ter acesso ao Ato da Presidência Nº 010/2021 é só acessar: https://bit.ly/3eylFx2.

Texto: Alessandra Neves
Foto: Lobão Moraes/ Câmara Stna. de Parnaíba

Sede Administrativa

Rua Professor Eugênio Teani, 309 - Jardim Professor Benoá
Santana de Parnaíba, São Paulo
CEP 06502-025 | Telefone: 11 4154-8600

Protocolo Geral e Departamento Legislativo

Largo da Matriz, 63 - Centro
Santana de Parnaíba, São Paulo
CEP 06501-050

Atendimento ao Público

Realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2023 - Todos os direitos reservados