Caixa de Previdência Municipal apresenta relatório de governança corporativa do exercício 2019 | Câmara de Santana de Parnaíba

Publicado em 25/11/2020

Balanço financeiro foi apresentado pela presidente da Caixa, Drª. Maria de Fátima Pereira

A direção da Caixa de Previdência e Assistência dos servidores municipais de Santana de Parnaíba, por intermédio da sua gestora, drª Maria de Fátima Pereira, apresentou nesta quarta-feira, 25, no auditório Antônio Branco da Câmara Municipal parnaibana, o Relatório de Governança Corporativa referente ao exercício de 2019 e uma prévia do 1º semestre de 2020, utilizando avaliações atuariais, prestação de contas e informações compiladas em relatórios de gestão interna da autarquia. A drª Maria de Fátima contou com o apoio dos Conselho de Administração, do Comitê de Investimentos e do Conselho Fiscal para a apresentação dos dados referente ao balanço financeiro administrativo da entidade. Estiveram presentes na audiência o secretário Municipal de Finanças, Vaumil Pontes, e o presidente da Casa de Leis, vereador Nilson Cadeirante, que realizou a abertura oficial do evento.
A apresentação foi transmitida via on-line, ao vivo, no site da Câmara Municipal parnaibana e nas redes sociais da Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Santana de Parnaíba.
Vale lembrar que a autarquia Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Santana de Parnaíba, foi instituída em 1993, com a finalidade de dar assistência à saúde do servidor, auxílio funeral e concessão de pensão. Em 2002, passou por profunda reforma através da Lei Municipal nº 2.370/2002, em que o objetivo previdenciário se destacou nos planos de benefício e de custeio. Com a reforma da previdência de 1998 determinou-se a busca aos regimes próprios do equilíbrio financeiro e atuarial do sistema. Com a nova reforma da previdência ocorrida em 2003, buscou-se ainda mais viabilizar os sistemas. Em 2015 o então MPS - Ministério da Previdência Social instituiu a Portaria nº 185/2015, inaugurando o Pró-Gestão - Programa de Certificação com três dimensões: controle interno, governança e educação previdenciária, com o objetivo de profissionalizar o sistema.