Segunda reunião do Censo 2022, em Santana de Parnaíba, apresenta o andamento dos trabalhos | Câmara de Santana de Parnaíba

Publicado em 27/09/2022

O encontro realizado em 22 de setembro, na Fatec do Centro de Santana de Parnaíba, apresentou o andamento da coleta do Censo Demográfico 2022, no município.

Em 22 de setembro, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram a segunda reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022, em Santana de Parnaíba. A reunião aconteceu na Fatec do Centro para informar o andamento da coleta, as dificuldades e possíveis soluções.

Representando a presidente da Câmara de Santana de Parnaíba, Sabrina Colela (Avante), estava a assessora de Relações Institucionais da Presidência, Kelly Matos, e em nome do prefeito Marcos Tonho (PDT), a chefe de expediente da Secretaria Municipal da Casa Civil, Elaine Belloni.

E representando o IBGE, participaram da reunião o coordenador de áreas, Romessi Ferraz dos Santos; a agente censitária municipal de Santana de Parnaíba; e a agente censitária municipal do bairro Fazendinha, Gleici Abreu.

Com o adiamento do Censo Demográfico de 2020 para 2022, por conta da pandemia, a primeira reunião do Censo Demográfico aconteceu há dois anos, antes do início da pandemia da Covid-19, onde abordou temas como postos de coleta, estrutura censitária e divulgação do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Neste último encontro, o coordenador de áreas do IBGE, Romessi Santos, adiantou que no Censo 2022, os povos quilombolas passaram a ser incluídos no questionário, pois antes só tinham os indígenas, e até o dia 22 de setembro, o Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle (SIGC) do IBGE registrava que o município de Santana de Parnaíba, dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 182 setores, já tinha 35 setores concluído, 33 estavam em andamento e 99 faltavam ser iniciados.

Outro item que chamou atenção foi o número baixo de pessoas interessadas em trabalhar como recenseadores. Apesar da realização de dois treinamentos, o número de vagas de recenseadores não chegou a ser preenchido.

Para cobrir todo o município de Santana de Parnaíba, dividido pelo IBGE em 182 setores, seria preciso ter 76 recenseadores, mas só há 23 profissionais atuando, dificultando o andamento do trabalho do Censo Demográfico da cidade.

A pessoa interessada em ser recenseador não precisa mais participar de concurso. É só ter nível de Ensino Fundamental e se inscrever no site do IBGE que a seleção está sendo feita por meio de currículo. O site é censo2022.ibge.gov.br.

E para aqueles que já estão recebendo o recenseador em casa, o pedido dos representantes do IBGE é a população ser parceira do Censo, atendê-los bem e ficar atenta. O recenseador precisa estar uniformizado com colete, boné, equipamento para cadastrar as respostas do questionário e um crachá com um QR Code. Na dúvida, para confirmar a identificação do recenseador é só acessar o site do IBGE ou ligar no telefone 0800 721 8181.

Vale lembrar que o questionário do Censo 2022 pode ser respondido durante a visita do recenseador em casa, pela internet ou pelo telefone.

A próxima reunião do IBGE no município está prevista para dezembro deste ano, quando ocorrerá o encerramento da coleta e dos dados preliminares do Censo Demográfico 2022.