Câmara Municipal promove mais uma palestra on-line e aberta ao público | Câmara de Santana de Parnaíba

Notícias

Home / Notícias

Publicado em 01/07/2021

Câmara Municipal promove mais uma palestra on-line e aberta ao público

“Políticas e sistemas públicos de saúde” foi o tema da palestra on-line promovida pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Parlamento.


A Câmara de Santana de Parnaíba, por meio da Escola do Parlamento, realizou em 18 de junho, a palestra on-line “Políticas e sistemas públicos de saúde”, ministrada pelo médico pediatra, Renato Carlos Machado, que atua na Secretaria Municipal da Saúde de São José do Rio Preto.

Aberta ao público e com inscrições gratuitas, a palestra transmitida via Google Meet contou com a participação da diretora da Escola do Parlamento da Câmara Municipal, Patrícia Machado e abordou o que é o sistema de saúde, a história do Sistema Único de Saúde (SUS), fez um comparativo em relação aos gastos na área da saúde em alguns países, explicou a estrutura organizacional e funcional do SUS e seus princípios doutrinários que envolvem universalidade, equidade e integralidade, entre outros.

No item princípios doutrinários, explicou que na universalidade, a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito e o acesso às ações e serviços deve ser garantido; na equidade, o objetivo é diminuir as desigualdades e que apesar das pessoas possuírem direito aos serviços, todos não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas; e na integralidade, considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades, mas para isso, é importante a integração de ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação, e, ainda, articulação com outras políticas públicas.

Palestrante

Médico pediatra, Renato Carlos Machado, atua na Secretaria Municipal da Saúde de São José do Rio Preto, é gerente de Supervisão Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Municipal, membro do Comitê de Mortalidade Materno - Infantil de São José do Rio Preto, médico plantonista da Unimed e docente do curso de Medicina da Faculdade Ceres.

Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo e mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Renato Carlos Machado tem experiência na área de medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil e Saúde Coletiva.

Escola do Parlamento

Em janeiro de 2021, os trabalhos da Escola do Parlamento foram inaugurados pela presidente da Câmara de Santana de Parnaíba, Sabrina Colela (Avante), durante o curso “Noções Básicas do Poder Legislativo Parnaibano”.

Ministrado pelo ex-vereador de Poá, empresário e palestrante, Fernando Rodriguez Molina Junior, com participação do consultor em finanças e contabilidade pública, Robinson Guedes, esse curso dedicado aos vereadores e assessores da Legislatura 2021-2024, abordou tópicos como a origem e evolução do Poder Legislativo, organização e composição da Câmara Municipal, hierarquia de leis, conflito aparente de normas, orçamento público e técnicas legislativas.

A Escola do Parlamento de Santana de Parnaíba foi criada, por meio da resolução nº 003/2020, que prevê a realização de cursos de ambientação aos vereadores e assessores parlamentares no início de cada legislatura, como “Noções Básicas do Poder Legislativo Parnaibano”.


Texto: Alessandra Neves

Sede Administrativa

Rua Professor Eugênio Teani, 309 - Jardim Professor Benoá
Santana de Parnaíba, São Paulo
CEP 06502-025 | Telefone: 11 4154-8600

Protocolo Geral e Departamento Legislativo

Largo da Matriz, 63 - Centro
Santana de Parnaíba, São Paulo
CEP 06501-050

Atendimento ao Público

Realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2023 - Todos os direitos reservados