Em Audiência Pública, Secretário de Finanças apresenta investimentos do município | Câmara de Santana de Parnaíba

Publicado em 30/05/2019

Município parnaibano tem superavit desde 2013

Em Audiência Pública da Secretaria de Finanças do Município de Santana de Parnaíba, ocorrida nesta quinta-feira, 30, o secretário municipal desta pasta, Vaumil Antônio Pontes apresentou um balanço positivo sobre a saúde financeira parnaibana. A prestação de contas se refere ao primeiro quadrimestre de 2019 e apresentou uma melhora com relação ao mesmo período do ano passado, encerrando este primeiro período do ano com uma arrecadação de R$ 425.158.662,43 para uma despesa de R$ 220.434.537,48, gerando um superavit de R$ 204.724.124,95. Vale lembrar que o primeiro quadrimestre é o período que concentra a maior arrecadação do ano, por conta dos recebimentos de IPTU, IPVA e outros tributos, realizados na sua maioria no início do ano. Segundo o Secretário de Finanças, o município manteve sua capacidade de investimentos tanto na Saúde, em torno de 34% neste primeiro período, contra 15% exigido por Lei; quanto para a Educação com investimento de 66%, contra 60% exigidos por Lei. Valmil ressaltou, no entanto, que a maioria dos contratos da Educação e da Saúde, são firmados no início de cada ano, o que explica esse investimento muito acima do que determina a Lei.
O Secretário fez questão de destacar como está sendo feita a aplicação dos recursos no município, que conta com mais de 50 obras de grande porte, destacando a construção de 11 novas unidades educacionais, entre as 26 obras vultuosas da Secretaria de Educação; na Secretaria de Esportes estão sendo feitos a construção da arquibancada do Campo Municipal, do centro de eventos, do ginásio poliesportivo, do centro de convivência do Jardim São Luís, além da construção das piscinas dos bairros Colinas da Anhanguera e Fazendinha; Na Saúde, além das construções das UBS Sitio do Morro e bairro Jaguari, outras 8 obras de grande porte estão sendo realizadas; Na Infraestrutura, os destaques são para a construção do Paço Municipal, para a nova ponte sobre o rio Tietê, a concha acústica do parque Jaguari, dentre outras 10 obras de peso, aliadas ao projeto de pavimentação asfáltica de mais de 50 km em ruas do município somente este ano.
A audiência foi acompanhada pelos integrantes da Comissão de Orçamento Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, que tem como presidente o vereador Alemão da Banca, o vice-presidente vereador Luciano Almeida e como membro o vereador Vicentão. Também acompanhou a audiência o vereador Xerife