Câmara parnaibana aprova projeto para instalação de medidores de consumo de água individual

Publicado em 05/11/2014

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Santana de Parnaíba, ocorrida nesta terça-feira, 4, foram votados cinco projetos de Lei e um Decreto Legislativo. O PL nº 158/2014, de autoria do vereador Nequinho Desanti, que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação periódica do cardápio escolar em todos os colégios públicos do município, com o objetivo de dar ciência aos pais sobre a alimentação oferecida durante a semana aos alunos e desta forma se programarem para que eles tenham de fato uma alimentação balanceada servindo também para alertar os pais sobre alimentos que possam causar reações alérgicas em seus filhos. Segundo Nequinho, “Esse projeto serve também para prevenção, por exemplo, o filho de um amigo tem intolerância à lactose e com a divulgação prévia do cardápio alimentar da escola, ele poderá se programar para que seu filho receba outra alimentação diferente da que será servida em determinado dia”, justificou. Na sequência foi votado o PL nº 160/2014, de autoria do vereador Dr. Rogério, que regulamenta a prestação de serviços de entrega de mercadorias denominado moto-entregador no âmbito do município; o PL nº 186/2014, de autoria do vereador Zé Cardoso, que institui no calendário oficial de eventos de Santana de Parnaíba a Semana Sociocultural Cristã; o PL nº 189/2014, de autoria do vereador Gino Mariano, que institui a Semana de Conscientização sobre a Depressão no município, concluindo a votação dos projetos de Lei, foi aprovado o PL nº 201/2014, de autoria do vereador Guilherme Correia, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de medidor de consumo de água individual em condomínios novos verticais e horizontais, no âmbito do município. Segundo o autor do projeto, essa Lei servirá para se fazer justiça nas cobranças de água, responsabilizando diretamente o morador pelo seu consumo: “com a aprovação deste projeto, o condômino só pagará pelo próprio consumo, diferentemente da prática atual, em que muitas vezes um morador gasta mais do que o outro, mas na hora de pagar, a conta é rateada por todos os demais moradores em valores iguais, além disso, vai promover a economia de água, como já foi comprovada, em todos os locais que adotaram a individualização dos medidores de água ”, afirmou Guilherme Correia. Para finalizar a Câmara votou o Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2014, de autoria do vereador Chiquinho Miguel, que outorga a Medalha Zilda Arns* à senhora Jacira Aquilino, pelo trabalho desenvolvido à frente da APROEX – Associação para a Prosperidade da Pessoa com Deficiência, a qual foi presidente e responsável pela construção de sua sede própria e hoje responde como diretora-tesoureira da entidade. Todos os projetos apresentados foram aprovados por unanimidade. * A medalha Zilda Arns é concedida a pessoas de destaque por mérito no desempenho de atividades no terceiro setor.