“Cartilha Passo a Passo” explica funcionamento do Legislativo Municipal

Publicado em 29/01/2014

Material explica o funcionamento das Câmaras Municipais, a atuação fiscalizadora dos vereadores e o mecanismo da elaboração de leis. Assim é a “Cartilha do Poder Legislativo Passo a Passo”, lançada esse mês pela Câmara de Santana de Parnaíba. A publicação, que tem tiragem inicial de 10 mil exemplares e 62 páginas, será distribuída em escolas, bibliotecas, entidades e está disponível para ser retirada na Câmara, gratuitamente. “O objetivo é facilitar o acesso à informação pelo cidadão. Queremos que as atividades e os termos utilizados pelos vereadores sejam de fácil acesso”, conta Nequinho Desanti, presidente da Câmara. A Cartilha indica, por exemplo, como funciona a Mesa Diretora, que tem as atribuições administrativas e executivas do órgão; como são compostas as comissões, que estudam os projetos de leis e emitem pareceres sobre os temas votados pelos vereadores; composição das bancadas (blocos partidários com representação) e andamento das sessões: ordinárias, especiais, solenes e extraordinárias. A publicação também conta a história da cidade, os dados gerais, explica os símbolos municipais, o hino da cidade, além de conter a galeria de prefeitos e vereadores, desde a primeira legislatura. “É um guia rápido. Ele é importante porque possibilita que o morador conheça os símbolos e a história de sua cidade. Com isso, queremos despertar o senso de cidadania, motivando o parnaibano a participar dos destinos do município”, explicou o presidente da Câmara. A Cartilha do Poder Legislativo Passo a Passo também cita festividades como o Antigomobilismo, o Corpus Christi, o Drama da Paixão, e o Carnaval, que atraem milhares de turistas a Santana de Parnaíba, todos os anos.