Câmara entrega mais de meio milhão de reais do dinheiro público ao poder executivo

Publicado em 08/01/2014

A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba economizou em 2013 a quantia de R$ 655.609,54. O valor se refere a parte do repasse anual que não foi gasto pelo Legislativo. A entrega foi feita pelo presidente da Câmara, Nequinho Desanti (SDD), no dia 27 de dezembro de 2013 ao prefeito interino Elvis Cezar (PSDB). Em 2013, a prefeitura destinou à Câmara, por meio de dotação orçamentária prevista em lei, a quantia de 2,3% do orçamento do município para despesas com folha de pagamento de funcionários e vereadores e custeio do Legislativo em Santana de Parnaíba. Toda sobra que ocorrer no fluxo financeiro deve ser devolvida ao município, ou compensada no exercício seguinte. O recurso foi economizado e devolvido sem que houvesse qualquer prejuízo à infraestrutura da Câmara. O valor utilizado foi suficiente para assegurar diversos investimentos, conforme informou o presidente da Câmara, vereador Nequinho Desanti. No último trimestre de 2013 foi criada a Web Rádio, onde a população pode acompanhar as sessões e trabalhos dos vereadores; foi realizado o isolamento acústico dos gabinetes; a aquisição de móveis para garantir melhores condições de trabalho aos funcionários e vereadores e a implantação da rede Wi-Fi de internet com alcance de até trezentos metros de distância, beneficiando inclusive moradores próximos ao prédio da Câmara. Também foram realizados os trabalhos de melhorias do espaço físico, que envolve os serviços de pintura externa do prédio, plenário e sala de reuniões e iniciadas a aquisição dos serviços de manutenção e reparos de para-raios e telhado, acabando com infiltrações. Com os recursos repassados, também foi instalado o sistema de sonorização em todos os setores da Câmara para os funcionários acompanharem todas as sessões, mesmo em seu ambiente de trabalho. Ainda foram oferecidos aos funcionários cursos de capacitação nas áreas de atendimento ao público, técnicas administrativas, técnicas em secretariado, etiqueta e cerimonial, no intuito de melhorar o atendimento à população, além da confecção de uniformes para os servidores da Casa. No período, ainda foi conquistada a recertificação ISO 9001:2008, pela garantia do padrão de excelência em qualidade nos serviços prestados. Na área de recursos humanos foram pagos mais de R$ 100 mil em direitos trabalhistas aos funcionários exonerados pelo presidente anterior.