Guarda Municipal Comunitária forma primeira turma da ROMU

Publicado em 08/11/2013

Aconteceu nesta quinta-feira, 7, no auditório Antonio Branco, da Câmara Municipal Parnaibana, a formatura de 28 policiais do 1º pelotão operacional da ROMU (Rondas Ostensivas Municipal), que atuará em apoio à Guarda Municipal Comunitária, nas operações de extrema complexidade. Equipados com modernos aparatos de segurança e com 4 viaturas SUV, este novo pelotão reforçará ainda mais o efetivo de segurança pública do município. Os profissionais, além do turno de trabalho normal, cumprirão em torno de 2 horas de treinamentos diários para aprimoramento das técnicas de atuação. Os policiais que compõem o efetivo se submeteram a um período de treinamento intensivo de 30 dias realizado por profissionais da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), que além de transferir informações sobre métodos e atuação na comunidade, também treinaram técnicas de abordagens e de como reagir em situações extremas. O pelotão da ROMU atuará sempre em apoio, coibindo principalmente ações violentas em regiões com índices elevados de criminalidade, baseados em dados estatísticos do Infocrim, que mapeia e identifica focos de instabilidade na segurança social. A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais e de destacamentos policiais de outros municípios, assim como de representantes da polícia militar e do exército brasileiro. Estiveram presentes, o primeiro tenente Pedro Hiram Esteves da ROTA - Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar; o major Silvano Villela, do 22º Depósito de Suprimento do Exército – Barueri; a delegada de Santana de Parnaíba: drª Isabel Cristina Ferraz; o comandante da GCM de Cotia, Henrique Pires de Albuquerque; o subcomandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, José Medeiros; o comandante da GCM de Pirapora, Mauro Lucio Vilas Boas; o primeiro sargento José Nilton Santos, da PM - Ministério Público; o secretário de segurança urbana, coronel Eduardo Espósito; o comandante da GMC de Santana de Parnaíba, Mário José de Souza; o subcomandante da GMC, Oscar Santos Souza; o secretário de Serviços Municipais, Maurício Nunes; o administrador regional Alphaville/Tamboré, Carlos Marini; o secretário de esportes, Flavio Mendonça; o comandante do pelotão da ROMU, inspetor superintendente, Evair Souza Santana e o presidente da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, vereador Nequinho Desanti. Após belíssimos discursos do comandante da Guarda, Mário José de Souza e do secretário de segurança urbana, coronel Eduardo Espósito, o presidente da Câmara dos vereadores Nequinho Desanti discursou: “Sinto muita alegria de estar aqui hoje e participar da formatura destes policiais que cuidarão ainda mais da segurança parnaibana. Infelizmente nos dias de hoje temos ficado reféns de pessoas que não tem compromisso com a sociedade e por isso estamos perdendo nossos jovens para a marginalidade. Hoje nossos governantes pagam mais de R$ 2000,00 por mês para manter um bandido em presídios e R$ 7500,00 para manter um adolescente infrator na fundação CASA, que não recupera ninguém, enquanto isso são investidos somente R$ 280,00 por criança nas escolas, um absurdo, pois sabemos que muitos problemas da violência e criminalidade urbana poderiam ser resolvidos com mais investimentos em educação. Hoje estou feliz por estar aqui representando o poder público da nossa cidade, principalmente porque nossa GMC está ganhando uma corporação treinada pela ROTA e tenho certeza que nossa sociedade que já era bastante protegida, será ainda mais. Deus abençoe a todos”. Após a fala do presidente Nequinho, o comandante Santana, escolhido como líder da tropa, discursou ressaltando a união que existe no agrupamento, importância do pelotão e do orgulho que sente em fazer parte da corporação parnaibana e fechou dizendo: “Nossa missão é servir, proteger e cuidar da nossa população, preservando a vida e a liberdade dos nossos cidadãos, esse é o ideal da ROMU” A cerimônia encerrou-se às 13h e contou com mais de trezentas pessoas, entre formandos, familiares e amigos que puderam prestigiar o evento.